top of page

Sobre o Carnaval que acabou de acabar

SIM! Natal teve um puta carnaval!

Foi-se o tempo que eu mesma dizia, “affe Maria, esse carnaval vai ser foda, tem nada pra fazer e quando tem é aquela coisa bem mais ou menos.”

Pois bem, esse ano pedi foi arrego, porque se fosse dá conta de tudo que estava acontecendo não estaria nem viva aqui escrevendo este post. Rsrsrs...

Desde quinta-feira, dia 12, que essa cidade esteve diferente, fora o calor infernal que já é tradição, senão não seria Cidade do Sol, tudo parecia mais bonito, mais astral.

Foram 5 polos “oficiais” (Ribeira, Redinha, Ponta Negra, Centro Histórico e Rocas), montados pela Prefeitura, e tantos outros que cada folião cuidava de oficializar no vai e vem das ondas.

Uma ótima programação, mais de 150 blocos nas ruas durante os 7 dias de folia, não sei quantos shows e muuuuuuuuuuuuita gente carnavalizando. Por onde eu passava achava bonito de vê e pensava: “uh uh uh que beleza!”

As estruturas dos palcos estavam legais, acredito sim que devem ter coisas a melhorar, os músicos devem bem ter algumas críticas ao som, ao camarim, ou talvez não, mas eu, enquanto foliã estava curtindo muito e achando bem bacana. O palco de Ponta Negra estava belíssimo.

Vi que nem todos os palcos eram iguais, acho que isso pode mudar e padronizarem uma estrutura e designer para todos, inclusive para o desfile das Kengas, que é o que há de mais badalo no carnaval de Natal e estava lindo, apesar de não concordar com a kenga que ganhou, Diva Endividada, mas aí são coisas do júri né, que a elegeu por unanimidade. Ah, sem falar também que o prêmio de R$ 1.000 (um mil reais) é um absurdo de pouco, o Sr. Prefeito deveria ter vergonha de entregar um cheque com esse valor pra kenga vencedora.

Em nenhum momento vi uma briga, confusão, apenas no desfile das kengas uma pessoa jogou uma latinha no palco, na verdade, a pessoa fez isso duas vezes, quando teve que ser convidada a se retirar da festa, porque como disse Jarita Night and Day (kenga cerimonialista) “Isso é um absurdo, em 20 anos fazendo essa festa aqui isso nunca tinha acontecido antes. Isso aqui é um lugar onde as pessoas podem trazer suas crianças e uma atitude desse tipo me envergonha.”

Todos vaiaram a atitude da mulher que foi afastada do local. De fato um absurdo não é mesmo? Sabe quando você sente aquela vergonha alheia que chega dói? Pois bem, tenho pena dessa pessoa que jogou as latinhas. No mínimo é uma ignorante e sem classe, não chega nem aos pés daquelas kengas divas, elegantes e maravilhosas que estavam por lá, transbordando beleza, alegria, brilho...

Todos os polos tinham banheiros químicos, se bem que é algo sempre insuficiente né, além do mais que precisa se pensar num esquema de manutenção durante a festa, pois chega uma hora que fica inviável e aí já viu né, as ruas viram verdadeiras privadas.

Tinha bastante policiamento nas ruas, fiquei sabendo que o governador pagou adiantado aos policiais que trabalharam no carnaval. Já na quarta-feira vi bem menos, acredito que hoje eu quase não veja e amanhã então.

A questão do lixo é complexa, porque lixeiras não tinham, sorte que os catadores de latinhas faziam um belo trabalho, como sempre fazem na verdade, sou fã. Mas a galera costuma ser sem noção né, joga garrafa em qualquer canto, papel, no final da festa o espaço parece mais um lixão. Acho que uma campanha de conscientização seria interessante, lixeiras seletivas enormes dispostas por todos os lados e um trabalho de limpeza por parte da urbana após os shows, em todos os polos, ruas, enfim, ,coisas que na verdade deve ser cotidiano independente de carnaval.

Agora fiquei de bobeira como Carlos Eduardo e Dácio Galvão conseguiam estar presente em todos os palcos recebendo os artistas e as vezes até acompanhando os shows por completo, de fato uma atitude muito louvável e elegante. Claro que seria impossível receber toooodos, pois foram muitos shows, mas tive a oportunidade de presenciar o prefeito levando Gaby Amarantos até o palco e foi bacana, foi minimalista. Na verdade é aquela coisa “mata a cobra e mostra o pau”. E Dácio Galvão é aquela história, ele sabe fazer bons eventos, tem bom gosto, é articulado e faz acontecer, eu diria que é uma grande qualidade, porém não só de bons eventos e bom gosto se faz um gestor cultural.

Enfim, Natal tem Carnaval sim senhor! E a cada ano tá ficando melhor. Vale analisar e tomar nota do que é preciso melhorar, acho também que mesmo os artistas e produtores que não estiveram trabalhando na ação faça esse exercício de análise e se posicionem, pois é de críticas e sugestões que evoluímos juntos.

.

Quanto aos foliões, acredito que estão todos de ressaca nesse começo de ano, mas ainda bem que é quinta-feira e logo mais chega o sábado para curarmos a ressaca desse carnavalzão bão.

VEM COM TUDO 2015!

Segue aqui uma playlist bacana para curtir esse momento "Pós-carnaval": http://8tracks.com/mixtapemudernosa/pos-carnaval

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Sigam-me os bons!
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page